Esperando os paramentos e as lágrimas teimando em cair.

Esperando os paramentos e as lágrimas teimando em cair.
Meu Deus, muito obrigado por olhar minhas misérias e por ter penetrado minha alma com Sua infinita misericórdia. Nunca poderei medi-la, mas quero correspondê-la com a oferta verdadeira de todo o meu ser.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A Santa Quaresma


A Santa quaresma teve início ontem com a Missa das cinzas. O convite de Cristo para que nos voltemos a Ele foi fortemente percebido na Liturgia da Palavra. Neste tempo de conversão peçamos a Deus a graça de um coração renovado que possa prorremper no Aleluia Pascal.
São Leão Magno nos ajuda a viver bem esse tempo quando nos indica um caminho de regeneração pela oração, o jejum e a caridade.
"É, sem dúvida, o banho da regeneração que nos torna criaturas novas; mas todos têm a necessidade de se renovar a cada dia para evitarmos a ferrugem inerente à nossa condição mortal, e não há ninguém que não deva se esforçar para progredir no caminho da perfeição.
Por conseguinte, amados filhos, aquilo que cada cristão deve praticar em todo tempo, deve praticá-lo agora com maior zelo e piedade, para cumprir a prescrição de jejuar quarenta dias, não somente reduzindo os alimentos, mas sobretudo abstendo-se do pecado.
A estes santos e razoáveis jejuns, nada virá juntar-se com maior proveito do que as esmolas. Sob o nome de obras de misericórdia...
...São inúmeras as obras de misericórdia, o que permite aos verdadeiros cristãos tomar parte na distribuição de esmolas, sejam eles ricos, possuidores de grandes bens, ou pobres, sem muitos recursos. Apesar de nem todos poderem ser iguais na possibilidade de dar, todos podem sê-lo na boa vontade que manifestam." (Dos sermões de São Leão Magno, papa. - Sermo 6 de quadragesima, 1-2: PL 54, 285-287 ).
Percebemos então que é da abundância do nosso coração que que vai se encher o coração do nosso irmão, não há quem seja tão pobre que não tenha o que dar. Doemos nosso coração e as riquezas de Deus inundarão nossas vidas tornando-as plenas segundo a Bondade de Seu Divino Coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário